Atitude 0133 – O PODER DO CONTEXTO – IMPORTÂNCIA QUE EXERCE SOBRE NÓS

Tempo de leitura: 3 minutos

No Livro, O Ponto da Virada de Malcolm Gladwell, fala do grande impacto que o ambiente (situação, momento) exerce sobre nós.
O PODER DO CONTEXTO ( Poder do Ambiente) é um fato sabido por todos, porém, nesse livro, de Malcolm, a ênfase nesse assunto é marcante e, deve ajudar a todos nós a entender inúmeros acontecimentos em nossa volta, que nos afeta e ao grupo que paticipamos.

A honestidade não é um traço fundamental, ou unificado como dizem. A honestidade sofre uma considerável influência da situação, do ambiente, e do contexto.

Você acharia estranho dizer: “O meu amigo Wilson é muito generoso, mas só quando sou eu que lhe faço um pedido, e não alguém da sua família.” ou “A minha amiga Alice é tremendamente honesta na vida pessoal, porém no trabalho, às vezes, é bastante traiçoeira.”

Mas o correto seria aceitarmos os dois exemplos acima, pois, realmente, o ser humano e tremendamente influenciado pela situação ou contexto.

Quando se trata de personalidade, todos nós pensamos em termos absolutos. Uma pessoa é de um jeito ou não é. ISSO ESTÁ ERRADO. Por que cometemos esse erro?

Nosso erro: Há um erro fundamental na psicologia denominado “ERRO FUNDAMENTAL DE ATRIBUIÇÃO”, onde SUPERESTIMAMOS a importância dos traços fundamentais de caráter e, SUBESTIMAMOS a importância de situação e de contexto. Buscamos sempre uma explicação temperamental para os acontecimentos, e não CONTEXTUAL.

Em uma experiência, por exemplo, pediu-se a algumas pessoas que observassem duas equipes de jogadores de basquete igualmente talentosos. Os atletas de um grupo faziam arremessos num ginásio bem iluminado, enquanto os demais realizavam os arremessos num ginásio mal iluminado (e, é claro, perdiam muitas cestas). Depois, os observadores deveriam avaliar os jogadores. Os que estavam no ginásio bem iluminado foram considerados superiores… foi detectado que mesmo explicando posteriormente o problema da luminosidade, mesmo assim, eles mantinham a observação.

Agimos assim porque estamos muito mais sintonizados com sinais pessoais do que contextuais. O ERRO FUNDAMENTAL DE ATRIBUIÇÃO também torna o mundo um lugar bem mais simples e compreensível, portanto, meus amigos empreendedores, diretores, líderes, muito cuidado ao analisar uma situação de estresse dentro do seu ambiente de trabalho, não caia no ERRO FUNDAMENTAL, analise com bastante critério o CONTEXTO (momento, situação, onde, com quem, como está no momento, novo chefe, novo local, espaço físico, muito calor, muito frio, barulho, cor do ambiente, odores… além de muitas outras coisas)

Para ajudar um pouco mais lembre que o CARÁTER não é um conjunto estável de traços intimamente relacionados que podemos identificar com facilidade. Ele, o caráter, só parece ser assim por uma falha na organização do nosso cérebro. Caráter é mais como um pacote de hábitos, tendências e interesses levemente amarrados e dependentes, em certos momentos, das circunstâncias e do contexto. A maioria de nós parece ter um caráter coerente porque quase todos nós sabemos controlar nossos ambientes.

Resumido por Haelmo Coelho de Almeida

Se você gostou deixe seu comentário, ou faça uma pergunta que irei atendê-lo.

Haelmo.com

tulipa_erp

Comentários

Comentários

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.